sexta-feira, 11 de julho de 2008

TRANS-ARQUITETURA


clique na imagem para aumentar

TRANS-ARQUITETURA

A influência da concepção do Espaço Psicossocial na pratica da Arquitetura

A gente está no espaço e o espaço está dentro de nós...
...a que tipo de espaço te dedicas? (Fernando Fuão)


O que é o Espaço Psicossocial?
O conceito de espaço é construído por cada um de nós a partir de nossas experiências, e também é edificado dentro da graduação de Arquitetura. Segundo Muntañola (2001) os lugares acompanham os homens e sempre são lugares de algo ou alguém Indo além diz Fernando Fuão(1999), “normalmente, atribuímos existência aos espaços e às coisas, mas na realidade, sem nós, elas não existiriam. Pensar um espaço como existente, significa pensar em si próprio”.. A forma como entendemos e percebemos o espaço influencia diretamente na forma como nós arquitetos atuamos.
Propomos aqui conceitualizar o “Espaço” a partir de espectros externos ao que já é clássico no ensino da Arquitetura. Propõe-se nesse workshop escutar o que tem a dizer alguns filósofos, artistas, antropólogos e psicólogos sobre o espaço em sua teoria e na sua pratica. E o que, a partir dessas falas, pode se construir dentro do nosso oficio como produto e como produtores de meios.
A relevância do trabalho que se esboça aqui é de resingularizar, para retomar um termo caro a Felix Guattari(1992), ou, recompor a singularidade do fazer/ser arquitetônico partindo de uma nova ótica sobre a relação espaço/arquiteto como um modo alternativo do fazer arquitetura para além do estético funcional (espaço como objeto fetichista e utilitarista).
O evento denominado “Trans-Arquitetura: A Influência da Concepção Do Espaço Psicossocial Na Pratica Da Arquitetura” foi estruturado dentro da dissertação de mestrado, em curso, do arquiteto Sérgio Prucoli na Universitat Poltècnica de Catalunya (Barcelona, Espanha). A realização desse workshop tem como pretensão associar teoria e prática em duas atividades acadêmicas: a edificação dos alunos participantes como arquitetos em seus julgamentos, idéias e conceitos; E também aproveitar os resultados produzidos e registrados como coleta de dados que serão utilizados na dissertação de mestrado.


1- Bibliografia
Livros:
· Guattari, Félix (1992). Caosmose – um novo paradigma estético. Rio de Janeiro,Ed.34.
· Muntañola, J. (1996). La Arquitectura como Lugar. Barcelona Edicions UPC
Artigos:
· Fuão, Fernando (abril de 1999). O sentido do espaço. Em que sentido, em que sentido? (parte 1, 2 e 3). Vitruvius/Arquitextos 048, disponível em: ·

Nenhum comentário: